Resumindo porcamente: Macunaíma luta durante o livro todo, chega até a morrer, mas seu irmão costura seus pedaços. Ele passa por várias aventuras pra recuperar o tesouro (Muiraquitã)que ele ganhou de Ci, única mulher que ele amou, e que por um descuído perdeu. Chega um momento em que ele, até ele, cansa, desanima. E neste momento vira uma estrela (gente, é um resumo "porco" porque estou escrevendo o que me lembro agora).
Lembro até hoje do momento em que assistia uma palestra sobre este livro e a Ivian falava "Cabo, tem mais não", com uma tristeza. E é assim que a gente se sente quando vê que fez tanta coisa, passou por cima de tanto obstáculos e chega uma hora que não tem mais forças. Sabe aquele instante do "cansei"? Então, CANSEI.
Acho que no livro ele vira uma estrela e fica ao lado da Ci, que tinha lhe dado a Muiraquitã. Ainda vejo como um final feliz, mas sei lá, Chega uma hora que não dá pra ficar esperando não, que a vida tem que seguir seu rumo. Tenho a impressão de que estava impedindo, enrolando, me cegando. No começo doeu um pouco ver tudo isso, mas aos poucos estou conseguindo encontrar o meu jeito de começar de novo.
Macunaíma é o herói de nossa gente, nada mais justo eu encontrar nele uma explicação para o que estou sentindo.
Tô viajando cada dia mais, mas tô feliz, e é o que basta!
read more